O campo de construção de paz é mais amplo e complexo do que possam imaginar, sua construção estratégica pode transformar indivíduos, famílias, comunidades, estruturas, etc. visa transcender as expressões destrutivas do conflito, direcionando-as para o crescimento e desenvolvimento construtivos.
A transformação das relações é tarefa central na construção de paz, de modo que os indivíduos que lesam e destroem comecem a se preocupar em satisfazer necessidades humanas e garantir direitos.
Esses processos geram oportunidades para que as pessoas se perdoem e se reconciliem, porém, nenhuma reconciliação plena nos relacionamentos é sob a visão de curto prazo, isso levará um tempo.
O perdão e a reconciliação sinalizam mudanças profundas no modo como as pessoas se relacionam, mas não são requisitos para transformar relações.
É necessário incluir valores fundamentais como a satisfação das necessidades humanas, a proteção dos direitos humanos de modo a reconhecer a interdependência, promover união em vez de domínio e limitar toda forma de violência.
Para haver relações corretas é necessário curar o trauma, transformar o conflito e fazer justiça.
Comments